HISTÓRIA GERAL DA EDUCAÇÃO


A História, como forma de explicação e interpretação da realidade humana, nasce junto à Filosofia, na Grécia antiga. Foram os gregos que descobriram a importância específica da explicação histórica. No entanto, foi somente no século XIX, com o surgimento de novas perspectivas historiográficas e metodológicas, que a História passou a ser compreendida e investigada como ciência. Sobre as tendências do estudo da História, julgue os itens a seguir.

 

I A concepção da história nova amplia os objetos de estudo da História, incorporando à historiografia outros documentos e problemáticas.

II A tendência marxista preocupava-se com o estudo dos fatos e a neutralidade do historiador, enfatizando a história dos fatos políticos e as ações individuais.

III A tendência positivista propunha o estudo do “homem-agente” da história, seu trabalho, seu modo de produzir e pensar.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II, somente.


I e II.


I, somente.


II e III.


III, somente.

A cultura universalizada romana, expressa na palavra humanitas – revela um sentido literal de humanidade e, mais propriamente, de educação e cultura do espírito (intelecto). A respeito das características gerais da educação romana, assinale a alternativa CORRETA.


A natureza patriarcal da educação romana revelava a clara fusão entre a cultura grega e a cultura helenística.


O caráter filosófico e contemplativo da educação romana distanciava o saber e da vida política.


A educação romana demonstrava o profundo interesse pela reflexão, contemplação e teorização do mundo.


O enciclopedismo da educação romana centrava a formação clássica humanística no conteúdo filosófico grego.


A educação romana revelava uma cultura predominantemente humanística, cosmopolita e universal.

O século XVIII, ou Século das Luzes – marcado pela Revolução Industrial e o sucesso da ciência em campos como a química, a física e a matemática –, ilustra o máximo exponencial da racionalidade e da crença de que a razão, a ciência e a tecnologia se constituiriam como o principal instrumento do homem para enfrentar os desafios da vida, equacionar os problemas relacionados à representação da realidade e conduzir a história em uma marcha contínua na direção da verdade e do progresso humano. Sobre o Iluminismo, julgue os itens a seguir.

 

I Foi um período de escuridão na história da humanidade, devido aos processos que reprimiram a produção e expressão cultural.

II Foi o momento em que o homem considerou que pelo poder da razão era capaz de interpretar e reorganizar, por si só, o mundo.

III No Iluminismo o homem julgou que, pela razão, seria possível dominar a ciência e encontrar, por meio dela, todas as respostas para as questões que o mundo e a existência insistiam em lhe apresentar através dos séculos.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I e II.


I e III.


II e III.


I, apenas.


II, apenas.

A racionalidade proposta pelos iluministas buscava desenvolver uma educação baseada na capacidade de pensar como um valor fundamental, afastando-se do ensino da escolástica, utilizado no Antigo Regime. Assim, não fazia mais sentido manter a escola atrelada à Igreja, a educação vinculada à religião, nem aos interesses de uma única classe privilegiada.

 

Desse modo, é CORRETO afirmar que a educação e a escola na era moderna deveriam ser:


não-obrigatória e com ênfase no estudo dos conteúdos de humanidades.


religiosa e com ênfase nos estudos das teorias da escolástica medieval.


obrigatória, não-religiosa e independente de privilégios de classes.


obrigatória, não-religiosa e de acesso gratuito a todos os níveis de ensino.


religiosa, não-obrigatória e de acesso gratuito no ensino elementar.

Mais do que os gregos, os romanos tinham uma preocupação com a universalização de sua cultura, tanto que conferiam o direito à cidadania romana aos povos conquistados, mesmo que fossem povos culturalmente diversos. Portanto, a ideia de cidadania dos romanos era mais ampla e flexível do que a dos gregos atenienses, uma vez que poderia incluir ex-escravos ou grupos aliados, embora nem todos exercessem plenos direitos políticos. A imposição de seus padrões culturais, além de uma forma de dominação, era uma maneira de tornar a cultura romana uma herança para a humanidade.

 

Sobre a educação como condição de universalização da cultura romana, julgue os itens a seguir.

 

I A cultura universalizada romana se expressava na palavra humanitas – no sentido literal de humanidade e, mais propriamente, da educação e cultura que caracterizam o ser humano em todos os tempos e lugares.

II O perfil ético do homem destacava três virtudes: a pietas, piedade referente aos deuses e à família; a fides, lealdade relativa aos pactos políticos e militares; e a gravitas, que expressa o domínio de si mesmo.

III As qualidades do ser-romano demonstravam o forte caráter contemplativo da educação que, a exemplo dos gregos, formavam seus cidadãos para se ocuparem da filosofia, da política e das artes.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, apenas.


II, apenas.


I e III.


I e II.


III, apenas.

No século I a.C., as escolas superiores desenvolveram-se e cresceram durante o Império, sendo frequentadas por jovens da elite, que se preparavam para vida pública, estudando política, direito e filosofia. A educação era predominantemente aristocrática, voltada para as atividades intelectuais, consideradas mais dignas que o trabalho manual, cada vez mais menosprezado.

 

Sobre a educação cosmopolita, julgue as afirmativas que seguem.

 

I Os objetivos do ensino médio e superior centravam-se no domínio da composição literária, com ênfase para na gramática latina, métrica da poesia e literatura.

II A educação era dividida em diferentes tipos e exigências: enquanto os meninos ricos aprendiam oratória, os pobres estavam interessados em dominar um pouco da escrita e das contas.

III A oratória era igualmente ensinada para todos os cidadãos romanos, pois acreditava-se que toda a vida pública dependia de arte de defender ideias e interesses.

IV O ensino superior preparava para a eloquência e atuação nos tribunais e na vida política, o que demonstra a igualdade do acesso de homens e mulheres à educação.

V A escola elementar (ou do ludi magister) ficava a cargo de escravos pedagogos gregos que transmitiam a cultura grega aos jovens romanos, dando-lhes formação bilíngue.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II e IV.


I, II e V.


II, IV e V.


III, IV e V.


II, III e V.

As concepções de cultura e a compreensão do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade repercutem de maneira direta nas práticas de ensino e nas teorias educacionais. Entre os gregos da Antiguidade Clássica, a educação do corpo (ginástica) e do espírito, por meio da formação intelectual e moral (filosofia, ciências e artes) – enquanto educação integral, ideal da Paideia –, tinha como objetivo a formação de um cidadão completo em duas grandes dimensões da vida (...). São elas:


A contemplação e a estética.


A estética e a retórica.


A contemplação e a expressividade pública.


A contemplação e a política.


A política e a militar.

Os gregos da antiguidade chegam até nós entre mitos e poemas. Espalhados em cidades localizadas às margens do mediterrâneo, mantinham contato com outras culturas e conviviam com uma natureza cheia de mistérios com efeitos cujas causas desconheciam. Nesse contexto, os mitos desempenhavam importante papel: eles constituíram a primeira forma de explicação da realidade natural e a construção de sentidos para o estar do homem no mundo humano.

 

Sobre a mitologia grega, analise os itens a seguir.

 

I O caráter religioso das narrativas mitológicas garantia a coesão dos valores culturais na Grécia Antiga.

II Os mitos eram ensinados por tradição oral e tinham como objetivo a formação moral dos gregos antigos.

III A mitologia grega associava o universo do sagrado e do profano procurando dar sentido ao tempo.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


I, somente.


I e II.


II, somente.


I e III.


II e III.

Segundo uma explicação literal e, portanto, simplificadora, costuma-se caracterizar a vida tribal, em seus diferentes momentos (passagem de hábitos de nomadismo – sustentado pela simples coleta de alimentos – para a fixação ao solo, com o desenvolvimento de técnicas de agricultura e pastoreio) pela forte marca da tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados, pelo pertencimento coletivo da terra, do trabalho e seus produtos. Julgue as características apontadas abaixo, indicando V para as verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) O chefe guerreiro ou xamã, como porta-voz do desejo da comunidade, possui autoridade indiscutível e poder ilimitado sobre todos os membros da tribo.

( ) A tradição oral dos mitos e dos ritos sagrados permite a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos considerados desejáveis.

( ) A organização social das tribos baseia-se numa estrutura que mantém as relações homogêneas, sem a dominação de um segmento sobre o outro.

( ) O homem “primitivo” é guerreiro por excelência, por isso, a divisão do trabalho e dos membros da tribo em classes distintas, gera forte oposição e conflitos.

( ) O trabalho e os seus produtos são sempre coletivos, mesmo que a divisão de tarefas leve as pessoas a exercerem diferentes funções.


Assinale a sequência CORRETA:


F, F, V, F, V.


F, V, V, F, F.


F, V, F, F, V.


F, V, F, V, V.


F, V, V, F, V.

O sistema educacional romano nasceu e se desenvolveu no contexto de uma proposta política que pretendia traduzir em normas concretas o modelo ideal de sociedade. A humanitas, como ficou conhecido o modelo de educação romano, trazia incorporando um significado equivalente ao da paideia grega, o que implica identificar a educação como espaço de humanização do homem através da cultura.

 

Sobre o conceito de humanitas, analise as assertivas a seguir.

 

I A cultura universalizada romana se expressava na palavra humanitas – no sentido literal de humanidade e, mais propriamente, da educação e cultura que caracterizam o ser humano em todos os tempos e lugares.

II A humanitas romana demonstrava o forte caráter contemplativo da educação que, a exemplo dos gregos, formava seus cidadãos para se ocuparem da filosofia, da política e das artes.

III À medida que a sociedade e sua política ganharam novos contornos e experiências, a humanitas se limitou ao estudo das letras, afastando-se do sentido que a tornava equivalente à paideia grega.

 

Está CORRETO o que se afirma em:


II e III.


III, apenas.


I e III.


II, apenas.


I, apenas.